fbpx
(48) 3065-0787 / 98858-6006
contato@hotimobiliaria.com.br CRECI 4826J

Queda da taxa Selic: o melhor momento para comprar imóvel é agora

Queda da taxa Selic: o melhor momento para comprar imóvel é agora

comprar-imovel-queda-da-taxa-selic


Se você está pensando em investir em um imóvel, saiba que este é o momento certo. A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus alterou completamente o cenário econômico do país. Todavia, o mercado imobiliário, que já tinha boas expectativas para o ano de 2020, tem recebido diversos incentivos e vantagens frente a outros investimentos.


Como toda crise traz benefícios para alguns setores, dessa vez foi o mercado imobiliário que ganhou destaque. As sucessivas quedas da taxa Selic, atingindo a mínima história, é um dos principais motivos da atração de investidores para o mercado imobiliário. Além disso, outros tipos de investimentos estão passando por momentos de instabilidade devido à fragilidade da economia, tornando-se menos vantajosos.


Então, caso você esteja pensando em comprar um imóvel para morar ou para investir, continue a leitura e entenda por que 2020 é o melhor ano para comprar imóvel. 



O que é a taxa Selic?


Antes de mais nada, precisamos entender um pouco sobre a taxa Selic. Essa taxa funciona como uma tarifa básica de juros, sendo o padrão pelo qual todas as outras taxas cobradas no país se baseiam. De forma prática, a variação da taxa Selic tem implicação direta nos juros cobrados em empréstimos, financiamentos, entre outros. 


Tal taxa é determinada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) que tem reduzido o valor dos juros básicos, consecutivamente. A atualização mais recente aconteceu em de agosto de 2020, quando o comitê decidiu reduzir novamente a taxa de 2,25% para 2%, atingindo a menor taxa Selic da história do país. 


A redução da taxa tem o objetivo de aquecer a economia, impulsionando o consumo, uma vez que não é mais vantajoso deixar o dinheiro parado no banco.



O que representa a queda da taxa Selic para o mercado imobiliário?


Agora, falando sobre o mercado imobiliário com a queda da taxa Selic, as taxas de juros para financiamento são reduzidas, o que significa melhores condições de pagamento. Para margem, de acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias),  aproximadamente 2,8 milhões de famílias passam a ter condições de comprar imóveis a cada 1%  de redução na taxa de juros de financiamentos.


E quem já podia comprar um bom imóvel antes da queda da taxa Selic, agora poderá fazer um investimento ainda melhor. Com as melhores condições, é válido escolher uma casa ou apartamento em regiões mais valorizadas e com variadas opções de lazer.


A redução dos preços dos imóveis também tem motivado compradores a realizarem o sonho da casa própria. Além de facilitar a compra, esse processo representa uma valorização do imóvel com o tempo, o que torna esse investimento ainda mais atrativo. Segundo o índice FipeZap, nos últimos 11 anos, a valorização dos imóveis foi de mais de 200%, ou seja, acima da Ibovespa e inflação do mesmo período. 


É válido ressaltar que, somada à queda da taxa de juros, o governo tem oferecido diversos incentivos para aquisição de um novo imóvel. Facilidade para acessar o FGTS, por exemplo, é um deles.  



Qual o impacto da atual situação econômica em outros tipos de investimentos?


Em contrapartida, a queda da taxa Selic e a baixa da inflação representam menor lucratividade para investimentos de renda fixa, como a poupança, por exemplo. Com a taxa Selic baixa, o rendimento desse tipo de investimento chega a ser negativo, motivando investidores a buscarem novas formas de aplicação financeira.


Além disso, a desvalorização do real em relação ao dólar praticamente inviabiliza investimentos no exterior. Da mesma forma, instabilidade financeira do país torna a bolsa de valores arriscada para investir. Neste cenário, a aquisição de um imóvel é a solução mais inteligente para quem almeja segurança e lucratividade.



Como escolher o melhor imóvel para investir?


Até aqui já vimos que o melhor investimento para 2020 está na aquisição de um imóvel, certo? Dentre os principais motivos podemos citar: queda da taxa Selic, redução do valor dos imóveis, incentivos do governo, segurança e valorização imobiliária, entre outros fatores.


Mas, como escolher o imóvel certo? Diversos aspectos devem ser levados em conta antes de escolher o imóvel dos sonhos. Dentre eles, destacamos aqui a localização. Investir em um apartamento bem localizado é sinônimo de valorização imobiliária, além de melhorar a qualidade de vida da família.


Imagina viver em uma cidade eleita a melhor cidade da América do Sul para se morar, com boa infraestrutura, alto IDH e praias paradisíacas? Essa é a experiência diária de quem vive em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Não é à toa que a cidade tem atraído diversos investidores de todo o Brasil.


E aí, ficou interessado? Entre em contato com o time de especialistas da Hot Imobiliária e conheça todas as oportunidades que temos para você.