fbpx
(48) 3065-0787 / 98858-6006
contato@hotimobiliaria.com.br CRECI 4826J

Conheça os principais benefícios de praticar esportes no mar

Conheça os principais benefícios de praticar esportes no mar

Praticar esportes do mar representa maior qualidade. Conheça agora os principais benefícios!

Morar no litoral é o sonho de muitas pessoas, não é? Afinal, a ideia de contar com uma vista incrível todos os dias, ter uma vida mais tranquila e ainda ter maior proximidade com a natureza é tentadora. Sem contar que se você for do tipo que gosta de aventuras, vai amar poder praticar esportes no mar.


Mas, engana-se quem pensa que estar dentro d’água é somente pura diversão ou, simplesmente, um meio para melhorar o condicionamento físico. Praticar esportes no mar vai muito além disso. Por essa razão, separamos os principais benefícios de praticar esportes no mar.


Ainda listamos alguns esportes irresistíveis para praticar na sua próxima ida à praia. Confira abaixo.



Quais são os principais benefícios de praticar esportes no mar?


Certifique-se dos principais benefícios para começar a praticar esportes no mar hoje mesmo:



1. Melhora a resistência física 


Já sabemos que é impossível não falar sobre condicionamento físico quando o assunto é praticar esportes, não é? No mar isso não seria diferente. Alguns esportes permitem que você trabalhe a musculatura corporal. O surf, por exemplo, trabalha com a musculatura dos braços, costas e ombros, além das pernas e abdômen.


Se você já tem habilidades para surfar, pode se aventurar com o kitesurf, que também proporciona os mesmos benefícios para a musculatura do seu corpo, mas só que de uma forma muito mais radical. Se preferir, pode optar por esportes mais tranquilos como o flyboard.



2. O impacto nas articulações é menor


Comparado com os exercícios fora da água, os esportes aquáticos reduzem os impactos nas articulações, apresentando menor risco de lesões. Isso porque as atividades físicas realizadas na água reduz a sensibilidade à dor, diminui a compressão nas articulações e traz mais liberdade aos movimentos.


Há uma sobrecarga mínima nas articulações e isso diminui as chances de lesionar o corpo. Mas atenção! Se você tem problemas articulares consulte seu médico sobre a possibilidade de praticar esportes no mar, pois, apesar do impacto nas articulações ser menor na água, não significa que essa seja uma boa solução para você.



3. Melhora a circulação sanguínea


Esportes no mar, como a natação, também podem melhorar a sua circulação sanguínea, já que a natação aumenta a produção de óxido nítrico, responsável pela vasodilatação. Isso facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para as células, órgãos e músculos.


Pessoas que não sofrem com hipertensão podem se beneficiar com isso, uma vez que a pressão da pessoa que pratica natação frequentemente fica estável, diminuindo as chances de ser hipertenso no futuro. 



4. Faz bem para o coração e para a alma


Literalmente, a prática de esportes no mar faz bem para o coração. Com a melhora na circulação sanguínea, uma maior quantidade de sangue passa pela artérias, chegando ao coração. O surf é um dos esportes mais receitados pelos médicos, dentre outras atividades.


Não podemos deixar de dizer que praticar esportes no mar também faz bem para alma, pois promove a sensação de bem-estar e de prazer, não apenas pela prática em si, mas também pelo contato com a natureza. Isso porque o contato com a natureza diminui o estresse e alivia o cansaço mental.



Afinal, quais são os esportes que você pode praticar no mar?


Vai para a praia? Então, veja quais são os esportes que você pode praticar no mar:



Canoagem


Praticar canoagem pode ser bem relaxante, mas se quiser algo mais radical você pode praticar esse esporte em dias em que o mar esteja mais agitado. O bom é que esse esporte pode ser praticado em equipe. Então, chame logo seus amigos para se aventurarem juntos!



Stand up paddle


Quer deixar os braços totalmente fortalecidos e ainda aprender a ter mais equilíbrio? Então, o stand up paddle é um esporte indicado para você. Pois ele trabalha intensamente a musculatura dos braços com movimentos parecidos com os do remo e exige muito equilíbrio em cima da prancha.



Surf


Esse é um esporte típico para quem ama se aventurar no mar, não é? Apesar disso, não pense que é tão simples assim surfar. Esse esporte exige muita coordenação motora, força muscular e equilíbrio para enfrentar as ondas.



Windsurf ou Kitesurf


Você gosta de um desafio? Que tal tentar se manter em pé em cima de uma prancha e ainda fazer manobras radicais? Isso é possível com o windsurf ou com o kitesurf. Nestes esportes, o surfista é guiado pela força do vento e precisa utilizar as técnicas de surfe para fazer manobras com seu “paraquedas” ou vela.


Já pensou em ter ondas na frente de casa para praticar esportes no mar e ainda poder fugir de uma rotina maçante e melhorar a sua qualidade de vida? Além de tantas outras vantagens de se viver em áreas litorâneas? 


Aproveite para conhecer Florianópolis e as melhores praias para surfar na Capital de Santa Catarina. Não dá para falar de esporte no mar em Florianópolis sem falar de Campeche, não é? Então, aproveite para descobrir agora mesmo como é morar lá com este post: Campeche: guia do bairro de Florianópolis.