fbpx
(48) 3065-0787 / 98858-6006
contato@hotimobiliaria.com.br CRECI 4826J

5 razões para morar de frente para o mar

5 razões para morar de frente para o mar

conchas na praia

Quem nunca sonhou em morar a poucos metros do mar, não é mesmo? Além de conviver diariamente com uma vista de tirar o fôlego e dormir com o barulho das ondas, morar junto à praia pode trazer muitos outros benefícios.


Pesquisas científicas já evidenciaram que morar de frente para o mar reduz o estresse e garante melhor qualidade de vida aos moradores. Além disso, há um incentivo maior para a prática de atividades físicas na areia e no mar. 


Não é à toa que ter a praia como quintal de casa é o sonho de grande parte dos brasileiros. Quer conhecer mais razões para morar de frente para o mar? Então, continue a leitura!



Melhor qualidade de vida e saúde


Não há nada mais precioso do que a nossa saúde. Por essa razão, buscar caminhos e práticas para preservá-la deve ser uma meta diária. A boa notícia é que pesquisadores da Nova Zelândia já comprovaram que viver próximo à praia traz benefícios para a saúde tanto física quanto mental. 


Há uma melhora do humor. Por este motivo, os moradores são mais felizes e o nível de estresse é reduzido. Afinal, é extraordinário poder aproveitar um fim de tarde com um pôr do sol de frente para o mar ou praticar atividades físicas na areia. De todas as formas, morar próximo à praia colabora para mais energia e maior qualidade de vida.


Outro estudo, este realizado no Reino Unido por pesquisadores da Universidade de Exeter Medical School, evidenciou que pessoas que vivem próximo à natureza possuem melhor saúde do que as que moram em locais completamente urbanizados. Além disso, eles descobriram que os efeitos do contato diário com a natureza também impactam em longo prazo na saúde dos moradores.



Contato com a natureza


Viver no litoral proporciona um maior contato com a natureza e muitos momentos relaxantes. Para quem tem a praia como quintal de casa, é sempre possível relaxar com os pés na areia e aproveitar a água do mar. Além disso, os moradores podem fazer trilhas, conhecer ilhas intocadas ou visitar outras praias da região. 


O ar puro, o contato com o mar, sol, maior probabilidade de praticar atividades físicas, paisagens inspiradoras e contato com a natureza são algumas das vantagens de quem mora perto do mar.


A sacada de casa se torna o lugar perfeito para meditação com o barulho das ondas, criando uma conexão ainda maior com a natureza. Como resultado, os momentos de lazer são mais frequentes para toda a família.



Prática de exercícios físicos


Opções para prática de atividades físicas não faltam. É possível caminhar pela areia ou pelo calçadão, correr, realizar treinos funcionais, esportes no mar como surf e kitesurf, yoga, slackline, entre diversas outras opções.


O ambiente agradável e em contato com a natureza são grandes incentivos para a prática regular de exercícios. Algumas cidades litorâneas também oferecem incentivos à prática de exercícios para os moradores. Em Jurerê Internacional, por exemplo, existe o Jurerê Sports Center, uma estrutura para a execução de várias modalidades e atividades esportivas para todas as faixas etárias. 



Diversas opções de lazer


Grandes cidades afastadas do litoral oferecem diversas opções de bares e restaurantes como principais atrações de lazer. Quem vive na praia, também tem excelentes opções para vida noturna, mas as possibilidades vão muito além. 


Aproveitar um luau, caminhar na área, surfar, ir a restaurantes perto do mar, são alguns exemplos. Além disso, não é preciso enfrentar trânsito para passar bons momentos com a família ou amigos.



Os benefícios da água do mar


A talassoterapia, por exemplo, é um tratamento terapêutico que usa das propriedades da água do mar para promover a cura. A prática teve origem na Grécia Antiga, e até hoje estudos comprovam a eficiência do mar para a saúde. Os benefícios vão desde regeneração do sangue até melhora da capacidade funcional, ou seja, morar na praia é sinônimo de mais saúde.


Além do mais, o mar oferece diversas propriedades para melhora da saúde mental. Um estudo da Universidade de Michigan, comprovou que o azul do mar é um fator redutor de estresse. Os pesquisadores fizeram um estudo topográfico de uma praia do litoral da Nova Zelândia e evidenciaram que observar o mar diariamente reduz a ansiedade e a alteração de humor.



Como escolher a praia certa para morar?


O Brasil é repleto de praias paradisíacas, mas é preciso pesquisar bem antes de escolher seu imóvel próximo à praia. É válido optar por uma região bem desenvolvida, com leis de preservação ambiental e segurança. 


Dentre todo o Brasil, Florianópolis tem se destacado. Para margem, a capital de Santa Catarina ganhou o título de melhor cidade para se viver da América do Sul. E, caso seu imóvel seja para veraneio ou para aluguel na temporada, Florianópolis também é uma excelente opção. A cidade foi apontada entre o TOP 20 das melhores cidades no mundo para se investir em imóveis. 


Gostou? Então conheça 6 motivos para morar em Florianópolis.