Investimento em imóveis: é uma boa ideia? Aprenda a calcular o retorno!

Investimento em imóveis: é uma boa ideia? Aprenda a calcular o retorno!


Investimento é um termo que pode causar insegurança nas pessoas que ainda não entendem muito bem o mercado e não se sentem preparadas. Por isso queremos preparar aqueles que precisam de mais informação e ativar ainda mais aqueles que já estão por dentro desse mindset.

Especialmente em Florianópolis, onde o índice de valorização imobiliário vem batendo recordes, este tipo de visão estratégica para diversificação de investimentos é bastante interessante.

Se você não sabe nada sobre investimento em imóveis, deixe que nós da HOT Imobiliária te expliquemos esse assunto em mais detalhes, acompanhe!





Por que é uma boa opção investir na compra direta de imóveis?






A compra direta, como o próprio nome já prevê, é uma espécie de investimento que abarca, principalmente, investidores com maior potencial financeiro, uma vez que exige a despesa de grandes quantias monetárias.

Todavia, este modelo de investimento não exclui os futuros investidores que, por ventura, ainda não tenham o capital total para investir no imóvel. Uma vez que o crédito imobiliário é um grande tesouro para o sonho da casa própria. 

Mas não acaba por aí. A SPE (Sociedade de Propósito Específico) está sendo uma grande oportunidade para investidores com diferentes poderes de investimento. Ficou curioso, ligue para nossos consultores que iremos te explicar tudo sobre este assunto e te apresentar algumas oportunidades quentíssimas.





Mas realmente vale a pena investir em imóveis?






Definitivamente, o setor imobiliário é um dos preferidos entre o público que deseja investir seu dinheiro e construir um patrimônio. E isso não é por acaso, afinal, existem diversos fatores que contribuem para essa escolha, dentre eles:





  • Segurança no investimento;
  • Grande potencial de valorização;
  • Demanda e oferta sempre ativa;
  • Possibilidade de diversificação;
  • Baixa volatilidade;
  • Possibilidade de renda passiva.





Investir em imóveis residenciais se configura em uma opção muito interessante de investimento. Afinal, todos necessitamos de um local para morar, sendo assim, mesmo na maior das crises sempre existirá demanda por aluguel de imóveis. 





No caso de compra direta, quanto tempo demora para o investimento gerar lucro?






O investimento em imóveis, de fato, pode proporcionar um bom retorno ao investidor. Porém, a lucratividade pode não ser tão rápida quanto alguns desejam e esperam. 

Mas algumas estratégias podem ajudar a encurtar esse prazo para começar a colher os primeiros frutos. Dentre eles, um dos pontos mais importantes na hora de apostar neste tipo de investimento é analisar com bastante atenção cada detalhe do imóvel a nível documental e estrutural, além da sua localização.

Mas tenha cuidado para não se atentar a estes detalhes pensando no seu gosto pessoal, afinal de contas, você não está comprando o imóvel para si mesmo. Portanto, sempre leve em conta o potencial de crescimento e valorização do empreendimento. 





Taxa de retorno do investimento: como calcular?






O primeiro passo para obter a taxa de retorno de investimento é verificar tudo aquilo que foi desembolsado pelo comprador. E não apenas o valor do imóvel. Considere no seu cálculo gastos com obras, mobílias, impostos, etc. Essa conta irá totalizar o que chamamos de capital inicial.. 

Definindo seu capital inicial, você irá calcular a taxa de retorno do investimento dividindo o capital inicial investido pelo lucro líquido a ser gerado pelo imóvel, que pode ser proveniente do aluguel do imóvel. 

Por exemplo: se você definiu que o aluguel mensal do apartamento será de R$2.000, e o seu investimento total tiver sido de R$500 mil, a conta é a seguinte:

(2000 / 500.000) x 100 = 0,4% mensal

Para saber o retorno total anual, basta multiplicar pelos 12 meses do ano:

0,45% x 12 = 4,8% de retorno sobre o investimento num total de 12 meses. 

Deve ser somado a esse cálculo o mais importante dos indicadores que é: quanto seu imóvel rendeu ao longo desse período e somar ao valor mensal.

Se seu imóvel aumentou 15% você encontrou uma taxa de retorno de quase 20%, o que é excelente. 

Isso eleva no futuro o seu aluguel e sua manobrabilidade para novos investimentos aumenta.

Viu como é simples? Quer iniciar hoje mesmo o seu investimento via compra direta? Conheça as opções de imóveis da HOT Imobiliária. São centenas de empreendimentos para você analisar e iniciar sua jornada investidora. E se precisar de ajuda, nossos especialistas e consultores imobiliários estão sempre à disposição!


Copyright © - Todos os direitos reservados.