Ilha do Campeche: conheça mais sobre o Caribe brasileiro

Ilha do Campeche: conheça mais sobre o Caribe brasileiro






A Ilha do Campeche é parada certa para quem visita Florianópolis. O destino é um dos mais cobiçados do Brasil e é conhecido como o Caribe brasileiro. A região combina uma natureza intacta, com águas calmas e transparentes e areia fina e branca. Um verdadeiro paraíso!





O lugar é perfeito para famílias com crianças e para quem gosta de mergulhar em meio a uma natureza deslumbrante. Ficou com vontade de conhecer? A Ilha do Campeche fica localizada em frente à praia do Campeche, no Sul da Ilha de Florianópolis.





Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre a região, separamos aqui tudo sobre a Ilha do Campeche. Acompanhe!





Conheça mais sobre a Ilha do Campeche





Seguramente, essa ilha possui uma das praias mais lindas do Brasil. Os visitantes se deparam com águas claras e se encantam com a coloração esverdeada do mar. O lugar é perfeito para um mergulho, já que o mar é tranquilo e as águas cristalinas chegam a ter 13 metros de visibilidade.  





Além disso, a ilha possui cerca de 52 hectares de Mata Atlântica intocada. Por essa razão, a região atrai também muitos aventureiros que desejam conhecer mais sobre a natureza por meio de trilhas guiadas. Um passeio inesquecível!





Para auxiliar na preservação ambiental, há um limite diário de 800 pessoas que podem visitar a ilha durante a alta temporada. Cada pessoa pode aproveitar o espaço por no máximo 4 horas. A ilha recebe turistas e nativos entre as 9h e 17h.





Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional





A Ilha do Campeche apresenta uma natureza exuberante. Não é à toa que a região é tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 





O feito foi motivado pela importância histórica e cultural da Ilha do Campeche para Santa Catarina e para o país. Além de linda, a ilha guarda registros pré-históricos, como pinturas rupestres. 





Como chegar até a Ilha do Campeche?





A Ilha do Campeche fica a cerca de 1,6km da praia do Campeche e o acesso é possível somente por meio de embarcações. Os visitantes podem sair da praia da Armação, Barra da Lagoa ou Campeche. O tempo da viagem depende do ponto de partida e da embarcação. 





Os visitantes podem chegar até a ilha por meio de escuna, bote a motor ou barcos de pescadores. Mas, é importante lembrar que nem todos os dias saem barcos destinados à Ilha do Campeche, já que os passeios dependem da condição climática. 





O valor do passeio varia de acordo com a época do ano, tipo de embarcação e do ponto de partida. Quem tiver a oportunidade, com certeza aproveitará um passeio incrível que atrai visitantes de todo o mundo.





O que fazer na Ilha do Campeche?





O mar da Ilha é calmo. Por isso é comum que famílias com crianças aproveitem uma das melhores praias do Brasil sem grandes preocupações. Além disso, o lugar também é muito frequentado por jovens que buscam por tranquilidade e muita gente bonita.





Quem visita a região pode levar ou alugar óculos de mergulho e snorkel e vislumbrar a fauna e flora marítima. Outra boa opção é fazer trilha subaquática. Esse tipo de passeio já inclui todo o equipamento para mergulho e você pode encontrar peixes, algas, ouriços, tartarugas, moreias e muito mais.





Para os mais aventureiros é possível realizar trilhas com o auxílio de um guia credenciado. Durante o passeio você conhecerá sítios arqueológicos, monumentos rochosos e gozará de muito contato com a natureza. 





Como é a infraestrutura da Ilha?





Como dito, a Ilha do Campeche é um espaço tombado e de importância nacional e, por causa disso, a preservação do espaço é prioridade. Como resultado, a estrutura da ilha é bem simples tendo apenas um restaurante para atender os visitantes. Uma boa dica é que levem água e alimentos.





No entanto, todos devem ter muito cuidado para não produzirem lixo na praia ou nas trilhas. Quanto à segurança, os visitantes só podem fazer trajetos acompanhados por uma equipe de monitores do IPHAN. Além disso, há salva-vidas na praia que monitora os banhistas em época de alta temporada.





Vale a pena conhecer a Ilha do Campeche?





Com certeza. Na verdade, a maioria dos visitantes vai embora da ilha com vontade de se mudar para Florianópolis. Afinal, é difícil deixar um lugar com tamanha beleza. Ah, e para você que deseja conhecer outras praias incríveis da cidade, leia também: as melhores praias do Sul da Ilha.





Caso você também seja um apaixonado pela Ilha do Campeche e por Florianópolis, por que não escolher essa cidade para viver? O bairro Campeche é um dos melhores lugares para investir em imóvel na capital de Santa Catarina. Conheça agora as razões para morar no bairro Campeche e viva intensamente.


Copyright © - Todos os direitos reservados.