Home office em apartamento: 4 dicas para montar o seu

Home office em apartamento: 4 dicas para montar o seu






A expansão do modelo home office, que já era prevista para daqui alguns anos, foi antecipada com a pandemia do novo coronavírus. Mais que qualidade de vida e segurança, agora trabalhar em casa também é questão de saúde.





Mas, para que tudo saia conforme o planejado, é preciso montar um bom home office.
Afinal, o local de trabalho influencia diretamente na sua produtividade e concentração. 





Além disso, a necessidade de ter um cômodo ou espaço em casa que funcione como um escritório não é de hoje. Muitas vezes é necessário levar trabalho para casa ou ter um ambiente exclusivo para estudar, certo?





Sendo assim, entendendo a importância de um home office em apartamento, preparamos esse guia para te ajudar a montar o seu. Preparado?! Então, vamos às dicas.









    Por mais que você seja muito concentrado é fundamental evitar distrações. Por isso, o seu home office em apartamento deve ficar longe de televisores e em um espaço sem muito trânsito dos familiares. 





    O ideal é escolher um cômodo exclusivo para o escritório, como um quarto de visitas que já estava sobrando. Outra possibilidade é aproveitar um espaço ocioso do seu apartamento.





    A nossa dica é que você avalie todo o imóvel e escolha um espaço silencioso e bem iluminado. A determinação de um lugar exclusivo para home office vai te ajudar a separar os ambientes: “aqui eu trabalho” e “aqui eu descanso”. E é claro que isso influencia na sua produtividade. 





    E tem mais: ter um ambiente exclusivo para home office diminui a chance de ser interrompido pela família. Isso porque fica claro que aquele espaço é o seu espaço profissional. Sem falar na bagunça da casa que é, consideravelmente, reduzida.









      Agora que você já escolheu onde vai ser o seu home office, chegou o momento de planejar. Organize, planeje, veja se a iluminação vai ser o suficiente, se o ambiente é silencioso...antes de colocar a mão na massa e depois ver que o resultado não ficou bom.





      Esse processo vai evitar que você gaste tempo e dinheiro desnecessariamente. Analise também qual será a melhor maneira para comportar todos os seus instrumentos de trabalho, como computador e impressora.









        É Importante que os móveis sejam adequados ao espaço, assim como, ao seu tamanho. Pense que você vai passar boa parte do dia ali. Assim, uma mesa muito baixa ou uma cadeira desconfortável devem sair da sua lista. 





        Outra dica que pode ser útil é comprar ou reutilizar objetos para ordenar documentos (se tiver) e armazenar canetas, por exemplo. Isso vai evitar que a sua mesa fique desorganizada e proporcionar que você tenha por perto tudo que precisa.





        Ainda sobre organização do ambiente, muitas vezes vale a pena investir em marcenaria planejada (o que também agregará valor ao seu imóvel na hora da venda). Afinal, prateleiras, gavetas e armários são excelentes para manter tudo no lugar. 





        Outra possibilidade é adquirir caixas coloridas e cestos para armazenamento e deixar o ambiente estiloso. Ter um espaço funcional e confortável faz toda a diferença na execução das atividades. 









          O seu home office em apartamento deve ser pensado para longo prazo, já que, mesmo com o fim da pandemia esse tipo de espaço pode ser usado pela família. Portanto, preocupe-se até mesmo com detalhes como cor da parede e decoração. 





          Crie um ambiente no qual você queira estar e não que simplesmente te deixe cansado. Escolher uma cor escura para parede ou um ambiente mal iluminado vai impactar na produtividade. Dessa forma, uma boa dica é apostar em cores neutras como branco e cinza claro, o que garante uma sensação de amplitude ao home office. 





          Ah! E tons azuis e verdes são calmantes e ajudam na concentração. Mas, se o seu trabalho exige criatividade, escolha tons quentes que sejam estimulantes como laranja e amarelo. E sobre a iluminação preze por espaços com iluminação natural, se possível, para evitar cansaço nos olhos.





          E para te ajudar nessa etapa de decoração, separamos um post da Casa Vogue com algumas dicas de decoração home office para apartamento, confira. Até porque, como dito, o ambiente influencia diretamente tanto na qualidade como na quantidade do que você produz.





          Preparado para começar?





          Trabalhar em casa pode ser um desafio, mas com dedicação e o espaço planejado tudo vai dar certo. Espero que as dicas tenham sido valiosas e que você monte o seu home office em apartamento o mais breve possível.





          Se gostou do post ou ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo! E para mais dicas sobre imóveis, sobre qual o tamanho ideal de um apartamento e mais, continue acompanhando o blog da Hot Imobiliária!


          Copyright © - Todos os direitos reservados.